top of page
Buscar
Foto do escritorDavi Feitoza

A comunicação à distancia nos tornam mais distantes

No capítulo 5 do livro “Lições para o século 21”: “Os humanos têm corpos”, o autor afirma que o Facebook está em busca de unir pessoas com gostos e opiniões parecidas para uni-las em comunidades para que, na teoria, seria para gerar debates e trocas de pontos de vista com o intuito de diminuir as distâncias e criar novas comunidades. Porém isso caba criando conexões superficiais.

A frase que mais me chamou no texto foi "Está mais fácil do que nunca falar com meu primo na Suíça, mas está mais difícil falar com meu marido no café da manhã, porque ele está constantemente olhando para seu smartphone e não para mim.". Essa frase me fez refletir que às vezes a gente foca mais em dar atenção aos que estão longe e em atualizar as redes sociais do que interagir com aqueles que estão do nosso lado.

Existe até um estudo sobre os malefícios que as redes sociais causam a nossa mente. Dentre elas podemos citar a Síndrome do pensamento acelerado que pode ser causada pelo uso excessivo de telas. Neurocientistas afirmam que diversos casos de TDAH e imperatividade em crianças são mal diagnosticados pois a alta atividade cerebral é gerado pelo uso excessivo de telas, pois nesses casos é só cortá-las da vida das crianças que elas ficam com a atividade cerebral estável.

Esse é o poder das telas como a que temos em nossas mãos no smartphone. Da mesma forma que a tecnologia faz coisas incríveis para a sociedade ela também acarreta alguns problemas graves. Como o fato das redes sociais gerar grandes impactos psicológicos nas pessoas sobretudo nos jovens e adolescentes. Podem acarretar desde ansiedade gerada pelo excesso de informações que recebemos até mesmo depressão gerada pela comparação que fazemos entre nós e as outras pessoas como se a vida delas fosse perfeita e a nossa estivesse indo por água a baixo. Sendo que na realidade ninguém está 100%. Na verdade é impossível estar 100%, mas está tudo bem em não estar bem. Todo mundo tem problemas e não necessariamente uma questão que para mim é péssima para outra pessoa vai ser também. E vice versa.



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page